Monday, February 28, 2005

Bom dia



Penn Posted by Hello

Meu mais brilhante amor

"As certezas do meu mais brilhante amor
Vou acender, que amanhã não há luar
E eu colherei do pirilampo um só fulgor
Que me perdoe o bom bichinho de o roubar
Assobiando as melodias mais bonitas
E das cidades descrevendo o que já vi
Homens e fósseis e seus gestos como escritas
Do bem e do mal, a paz a calma e frenesim
Se estou sozinho é num beco que me encontro
Vou porta a porta perguntando a quem me viu
Se ali morei, se eu era o mesmo e em que ponto
O meu desejo fez as malas e fugiu
Assobiando a melodia mais bonita
A da certeza do meu mais brilhante amor
Da sensação de entre as demais a favorita
Que é ver a rosa com o tempo a ganhar cor
Assobiando as melodias mais brilhantes
Como o brilhante da certeza de um amor
Como o rubi mais precioso entre os restantes
Que é o da meiguice alternando com ardor
Não negarei ficar assim nesta beleza
Assobiando as melodias mais fugazes
Não é possível nem é simples, concerteza
Mas é vontade que me dá do que me fazes"

Sérgio Godinho

óscares

O facto de ter uma criança pequena, sogros e pais longe de casa, e muito receio, senão mesmo recusa total em deixar o meu “Digui” entregue aos cuidados de uma ama, impedem-me de ir ao cinema.
Dos filmes do ultimo ano, terei visto poucos, e dos nomeados apenas “Closer” que estava nomeado para a categoria de melhor actor secundário...”I’m a fucking caveman”, o médico que me encantou pela sua pureza máscula abrutalhada.
Não obstante, gostaria de ter podido ficar acordada a ver a noite dos óscares. Gosto do glamour, das roupas Prada e Armani, dos despidos Versace, das jóias alugadas, das poses ridículas, dos gritos histéricos. Gosto de apreciar as mamas postiças que as outras ostentam, o botox e as borbulhas que sobressaiam não obstante as camadas de base chanel. Gosto de ver se são assim tão bonitas, e adoro quando reparo que não são assim tanto.
Dos filmes em concurso, não terei muito a dizer, pela simples razão de os não ter visto.
Mas gosto de opinar.
Detesto o Dicaprio, com cara de desenho animado japonês, o que, só por si, creio retira qualquer credibilidade à personagem que interpreta. De Scorsese, sem retirar mérito inquestionável, a verdade é que apenas a Taxi Driver, a ultima Tentação de cristo ( memorável sequência de abertura) e a Idade da Inocência me ficaram na lembrança , sendo este ultimo um dos filmes que mais gostei de ver até hoje. Gangas of ny, sem retirar mérito, achei por vezes enfadonho. e tinha lá o dicaprio....
Já o clint Eastwood, é para mim um dos grandes homens da realização, um dos donos dos melhores filmes, argumentos, interpretações de que me lembro. Mais, costuma jogar com os actores certos, com os cenários ideais, com o toque q.b da sensibilidade. Mystic River é divinal e assumo que gostei das pontes de madison county. A perfect world e unforgiven, também não são de menosprezar.

E mesmo sem ter bases para comentar, nada sobre os filmes, actores e afins, lá fui eu falando sobre o assunto, achando-me conhecedora da questão e até torcendo pela vitória de alguns.
Hoje curiosa, liguei a rádio e coloquei-me ao corrente das estatuetas atribuídas.
Fiquei com um sorrisinho. De maldade, creio eu.
Pela não vitória do Di caprio...

Mas também pelo discurso bonito de Jamie Foxx.
E agora tenho é de ir a uma matiné e ver o "à Procura da Terra do Nunca", de Marc Forster, que creio ter quase tudo para ser um dos meus favoritos.

Monday, February 21, 2005

Sócrates

O Povo (onde me incluo, embora não tendo votado PS) deu-lhe a maioria absoluta. O povo acredita nele, acredita na sua capacidade de liderança, honestidade, pragmatismo e tenacidade. O povo acredita que nele reside a mudança. Para melhor, leia-se. Por todos estes argumentos, o ilustre Eng. José Socrates, não pode falhar. Porque a maioria absoluta lhe confere os poderes, porque dentro do partido e fora dele não podem questionar a sua legitimidade, porque, supostamente, estará rodeado de gente competente, com sentido de missão e, sobretudo, com vontade de mudar, leia-se novamente, para melhor. Uma maioria, um presidente e tudo o mais que fazia falta, está nas mãoes do Eng. Sócrates.
E agora confio em si, Sr. Eng. Para não mudar apenas os cargos de nomeação para gente de cor rosa, para não mudar apenas os carros e outros privilégios de quem governa, para não mudar apenas os gabinetes, para não mudar apenas de pessoas ao invés de mudar as respectivas politicas.
E agora confio em si, Sr. Eng., para olhar pelos pobres, para reduzir o desemprego, para construir hospitais e melhorar o sistema de saúde, para dar uma volta (reviravolta, voltas completas e estruturais) na justiça, para olhar pelos policias (sim, agora chegou a sua vez de mudar este estado de coisas), para mudar a educação, para acabar com os tachos, para dar um rumo ao país, para descer mais a inflação, para fazer subir o PIb, para nos fazer crescer enquanto nação, para nos orgulharmos de si e, da minha parte, para me fazer votar em si nas proximas eleições.

Estou céptica. continuo céptica.
E tenho medo.
Porque as caras atrás de si, Eng. Sócrates, eram as mesmas de há uns anos. Incluindo o Sr. Eng. E porque não me esqueci, e pasmo-me de tanta gente ter esquecido tanta coisa. E essas caras, Eng. Sócrates, aí bem atrás de si, aos beijos e abraços, Eng. Sócrates, eram as mesmas. As novas, Eng. Sócrates, tinham ar de quem quer tacho. apenas isso.
O Que será que será, Eng. Sócrates...??? Só sabe que tudo sabe, ou não sabe tudo o que queria saber?

Boa sorte.A sério, muito boa sorte.

Friday, February 18, 2005

Eleições

Quando fazemos algo na vida, tomamos uma atitude, decidimos sobre algum assunto, normalmente, após ponderar, decidimos com a plena convicção que o estamos a fazer da melhor forma possível e que essa decisão é acertada. Seja do ponto de vista emocional ou racional.
Contudo, em termos de política nacional, e sublinhando a importância que o acto de votar deverá (deveria) ter para todos nós, a verdade, na parte que me toca, é que neste momento não tenho qualquer tipo de convicção, racional ou emocional, para votar em quem quer que seja.
Porra! Não deveria ser assim. Por razões que me escuso de enumerar, o acto de votar, demonstração da democracia, aquisição que a outros custou e que a mim me foi dada logo após o nascimento, acaba por ser um acto tão frustrante quanto negligente e neglicenciado.
Por que não sei em quem votar. Porque deixei de acreditar. Porque me enoja, esta á a palavra única, enoja, a postura, a demagogia, as caras, as lágrimas, as emoções, as palavras, as promessas, as acusações, as bandeiras, as mãos, as arrogâncias de todos, TODOS, os candidatos.

Paulo, a imagem que nos remete para tempos de ditadura, que não conheci felizmente, mas cuja pose não poderia ser outra. Mais, a beatice barata, bacoca, piegas, oportunista...pobres de espirito...

Pedro, outro apóstolo...os bebés, as noitadas de voz rouca, a alusão repetida e enfadonha a PPD PSD, as vitimizações, a falta de credibilidade, o papão Presidente da Republica...a incapacidade de me fazer acreditar na apelidada social democracia.

José, aquele que se transcendeu na mutação. Ontem um. Humilde, low profile, sem maquilhagem. Hoje, a imagem de tudo o que um aparelho de marketing pode fazer. A plena arrogância, as palavras entoadas no mesmo timbre, o punho fechado..PS PS....e o freeport, é verdade, José???
não consigo acreditar em alguém que também já esteve no poder e nunca, mas mesmo nunca deu provas de nada. Mais, não esqueço Guterres. Não. Isso não posso esquecer.
Onde estás António, para onde fugiste. Volta QUE NÂO estás perdoado.


Francisco. Lindo nome, como o meu filho. Todos muito fashion (maravilhosa a Drago no alto do seu 1,50m, sempre cheia de alusões literárias). Sempre presentes em eventos, sempre com ar negligé de quem enverga um Timberland very casual enquanto discute a eutanásia e a liberalização do aborto. Cinema português com mais incentivos. Força!!
Mao...o visionário...ah pois é!

Jerónimo...um puro . Parece-me um puro.


E o aproveitamento da morte da velhota que enfiaram no convento porque em criança se alucinou com uma luz, e as acusações em relação a valores e vida privada, e novamente a morte da santa velhota, e o povo coitado...no velório da velha santa-alucinada-presa- calada e o povo que não pensa e o povo que não sabe e o povo que não vê e o povo .......que se lixe o povo desempregado, a taxa de inflação, o PIB e o poder de compra e os critérios de conversão.
Quero o meu popó, os meus assessores (as), os meus amigos perto de mim, viagens em Falcon para resort, despesas de representação...e o povo, e a velha santa que agora se calou de vez e, acredito, finalmente é livre...que se lixem todos!!!

E eu vou votar....mesmo lixada. Por mim e por eles. Mas ainda assim vou votar. Com um ar descontraido.
Como eles.

Para descontrair (agora a sério), por favor leiam a entrevista (no Independente) imperdivel do beato, quiça um dia SANTO, César das Neves. Sem palavras.

Wednesday, February 16, 2005

Heroes

Posted by Hello


"I,
I will be king
And you, you will be queen
Though nothing will drive them away
We can beat them, just for one day
We can be Heroes, just for one day"

Bowie/ Eno.
Heroes

Bom dia

Estás em pé na tua caminha a olhar para a porta. O quarto está escuro e cheira a bebé em cada recanto. Tens os cabelos em pé, os olhos inchados. Abro a porta. Ris. dás gritos. Pulas.
A tua alegria pela manhã, é o maior presente que recebo todos os dias.
Dás-me os braços.
Bom dia, meu filho.

Friday, February 11, 2005

Boa noite

"Despimo-nos dos outros secamente e devagar ficamos enlaçados.
Enquanto a noite voa no seu vento procuramos a paz fora do tempo
e a ternura a meio da madrugada".


Maria Teresa Horta



Boa noite.

Thursday, February 10, 2005

Dois anjos caminham em direcção um ao outro. Não propositadamente. Dirigem-se. Ao destino apenas.
Um homem, uma mulher . Dois anjos. Um dia ficaram Perto demais.

Poucas serão as cenas de cinema que se inscreveram para sempre na minha memória.
Ocorrem-se apenas algumas:


- As horas: Julianne Moore: gosto amargo da rotina.
- As Horas: Virginia Wolf debatendo-se consigo mesma.


American Beauty: As rosas. Todas. Mesmo as do jardim cortadas com luvas fashion.


Magnólia: Tom Cruise. O olhar no leito de morte de seu pai. Inesquecível.

O Pianista: Ao piano.. Ruas desertas. Um som comove um SS. Renascer.


Cinema Paraíso: Eternos beijos finais. Comovem-se até hoje.


Perfume de Mulher: Senhora dança?


O Piano: Quando nos são cortados os sonhos.


Habla com Ela: Muitas. Muitas. A musica sempre.

Dancer in the dark: Selma sozinha numa cela. Cantando.


Big Fish: Pai e filho. A verdade de todos nós

Aqui, está uma lista dos meus filmes favoritos. Assim, a meio da tarde. Ocorreram-me.

Outros existem, mas hoje foram estes que assim a meio da tarde me apeteceu rever.



Wednesday, February 09, 2005

Perto demais

the blower's daughter

"and so it is
just like you said it would be
life goes easy on me
most of the time
and so it is
the shorter story
no love no glory
no hero in her skies
i can't take my eyes off of you
and so it is
just like you said it should be
we'll both forget the breeze
most of the time
and so it is
the colder water
the blower's daughter
the pupil in denial
i can't take my eyes off of you
did I say that I loathe you?
did I say that I want to
leave it all behind?
i can't take my mind off of you
my mind'til I find somebody new"



às vezes perto demais.
às vezes para sempre.
às vezes perde-se.
às vezes não.


Monday, February 07, 2005

Para sempre

Porque Deus permite que as mães se vão embora?
Mãe não tem limite.
è tempo sem hora,
luz que não apaga quando sopra o vento
e a chuva desaba,
veludo escondido na pele enrugada.
água pura, ar puro, puro pensamento.
Morrer, acontece com o que é breve
e passa sem deixar vestigio.
Mãe, na sua graça é a eternidade.
Porque deus se lembra (mistério profundo)
de tirá-la um dia?..
Fosse eu rei do mundo,
baixaria uma lei:
"Mãe, não morre nunca,
Mãe ficará sempre junto do seu filho.
E ele, velho embora,
será pequenino feito grão de milho".

Carlos Drummond de Andrade - Para sempre


Ontem, meu grão de milho, deste muitos passos.
Meu grão de milho...
para sempre.





Wednesday, February 02, 2005

CLOSER

"You let me violate you
You let me desecrate you
You let me penetrate you
You let me complicate you
Help me
I broke apart my insides
Help me
I've got no soul to sell
Help me
The only thing that works for me~
Help me get away from myself
I wanna fuck you like an animal
I wanna feel you from the inside
I wanna fuck you like an animal
My whole existence is flawed
You get me closer to God
You can have my isolation
You can have the hate that it brings
You can have my absence of faith
You can have my everything
Help me
Tear down my reason
Help me
It's your sex
I can smell
Help me
You make me perfect
Help me become somebody else
I wanna fuck you like an animal
I wanna feel you from the inside
I wanna fuck you like an animal
My whole existence is flawed
You get me closer to God
Through every forest
Above the trees
Within my stomach
Scraped off my knees
I drink the honey inside your hive
You are the reason
I stay alive"

Closer, Nine Inch Nails