Monday, July 26, 2004

Desinteresse

Chega-se a uma fase, secalhar natural, secalhar fruto dos tempos modernos em que a lei do trabalho nos concede o direito a férias (para alguns, entenda-se), em que o corpo e sobretudo o espirito nos dizem, clamam, gritam: Pára!

Cheguei a este ponto. Em que tudo parece ter de parar. Em que as ideias parecem já não fluir. Em que a confusão parece  ter-se instalado. Em que as pálpebras pesam. Em que o corpo reclama por um sol. Em que a alma precisa de silêncio.
Cheguei a um ponto de desinteresse. Desinteressei-me por quase tudo, andado de há uns dias para cá num estado de cumprimento vegetativo das tarefas de que estou incumbida, sem contudo, revelar em relação a elas o menor apego, interesse e entrega, elementos que sempre considerei essenciais à obtenção dos resultados a que sempre me propus seja em relação ao trabalho, seja em relação à vida pessoal.
Neste final de mês, contudo, quica fruto de um ano diferente, o mais diferente de todos em razão da maternidade recente, deixei de conseguir “dar conta”. Sinto-me incapaz e estupidamente fragilizada, sinto-me em periodo do ruptura com quase tudo, sinto-me difícil de aturar, sinto-me “lenta” e demagoga quando aludo ao período de férias judicias para desculpar aquele que também é o meu atraso na resolução dos assuntos pendentes.
Em cima da secretária há dossiers e requerimentos soltos, há notificações e telefonemas para fazer. Depressa chegará a noite e com ela mais um dia sem animo para ser cumprido.
Este blog também já me cansa, isto não obstante, acabar por ser afinal o meu refugio de palavras . Mais que não seja para dizer a todos que estou deveras cansada.
E eu não estou incluída na previsão leal do direito a férias....
Acho que é melhor oferecer-me um descanso.
Sob pena de tudo ruir. Quase tudo, mesmo.

 

 

10 Comments:

Blogger Polly Jean said...

A previsão de férias referida ,leal ou não, deverá ler-se "legal".
Comment Errata.

4:31 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

gostava que lesses o meu livrinho

6:34 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

não consigo aceder ao meu blog!!!!!!! g g g g g ggggg

6:35 AM  
Blogger Polly Jean said...

Se conseguir nas pseudo férias...onde se encontra o livrinho?

6:36 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

encontra-se no meu blog... está como coment ao título... para não encher a página toda

8:10 AM  
Blogger Tiago said...

Oh, de descansar já eu estou farto e tb ando com desinteresse a tudo. Dps meto-me a consumir compulsivamente música para tentar não pensar muito eheh. Ai, ai... mas descansa. Talvez tudo se torne mais claro :) . Beijocaaaaaas.

11:10 AM  
Blogger Michel de Garcia said...

Pois...compreendo tão bem o que dizes.
Também eu me sinto a fraquejar ansiando por férias.
Também eu me sinto a perder todas as minhas premissas éticas por me sentir terrivelmente desmotivado e cansado.
Eu terei sorte já que em breve irei de férias.
Tu terás de fazer os possiveis para descansares uns dias...afinal a lei não prevê férias para todos os trabalhadores??
Marcamos já uma manifestação se quiseres...ora essa!

4:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

miga!
ânimo, então!
tira uns dias para curtires o teu pimpolho lindo, meu sobrinho querido. isto de andarmos a empurrar as férias, por vezes é contraproducente.
desliga o télélé ( o de trabalho, não o das amigas especiais de corrida como esta que te escreve), tira o relógio do pulso e como diziam os outros "veste a roupa mais garrida e o lenço que tiver mais côr, vai para a rua e não te importes de pareceres um expositor, o que é bom é para se ver mas só por quem for bom apreciador", lá, lá, lá...
( vou ver se faço o mesmo que isto de se dar palpites na vida dos outros é fácil) beijocas graaannndessssss, Manel.

6:18 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

This comment has been removed by a blog administrator.

8:54 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

Eu acho que o melhor é ir para o campo cavar batatas, ou para uma unidade fabril ver milhares e milhares de garrafas de coca cola passar por nós, ou então ser preso e curtir as cartas da família ao mesmo tempo que se tenta resistir aos encantos do nosso companheiro de cela, pronto a fazer de nós um ratinho nas mãos de um tigre. Melhor ainda é ficar cego de um olho e escrever um livro de poesia. Perder a capacidade de andar e finalmente conseguir boiar na água. Hm... que mais?... Por exemplo comprar um bilhete para marrocos e trocar a nossa companheira por 5 camelos e 20 batuques. Ser apedrejado até à morte em amsterdão por recusar uma ganza. Apanhar hepatite e dizer: a vida é linda, a gora só me falta a sida! Torcer o pescoço a praticar cenas sado-maso numa taberna de segunda categoria. Calçar uns tamancos das senhoras da aldeia e dançar a noite toda na Kadoc, ou Kodac. Melhor ainda é passar a ferro as roupas dos doentes, numa unidade hopitalar, ou fazer batatas fritas cheias de sal e óleo e bolos de chocolate com chantily para doentes diabéticos, e ficar-se diabético. Eu acho que as férias são um pequeno passo para tudo isto. Estar de férias é ficar vulnerável a tudo isto, pois de que outra forma teriamos tanto tempo para empreender esta jornada?
O que me resta mais dizer? Férias? Que é isso? Um catálodo de uma agência de turismo? O que é um turista? è um gajo meio turco meio fadista. Semelhante ao zé zé camarinha mas mais bruto. Por falar nisso... férias e Algarve... zé zé, e a mosca tzé tzé. Piu piu, se não me bateres é sinal que gostas de mim. Plín

8:58 AM  

Post a Comment

<< Home