Thursday, July 15, 2004

O meu amigo

Apetecia-me estar a brincar com o meu cão. Rebolar no chão do terraço, atirar a bolinha azul mais de cem vezes e vê-lo desajeitado e ofegante a ir e vir entregar-me a dita bolinha sempre na mesma rotina de felicidade. Apetecia-me dar-lhe mimos e festinhas na “barrigolha” enquanto ele se rebola num dengue de carinhos gratuitos. Apetecia-me apreciar aqueles olhinhos castanhos que por vezes olham por mim de uma forma tão humana que me fazem crer que estou perante um menino puro que me entrou em casa na forma de cão castanho. Apetecia-me levá-lo a passear e vê-lo correr nos baldios num frenesim de querer cheirar cada pedacinho de terra. Apetecia-me poder levá-lo para o mar e partilhar aquela alegria que sente quando as ondas lhe passam por cima. Apetecia-me pedir-lhe desculpa por não lhe dar tanta atenção desde que o Francisco nasceu e também relembrar-lhe que quando ele era bebé também ele me roubava o tempo e tantas vezes a paciência.. Apetecia-me confessar-lhe que, ainda que muitos não compreendam, ele é um dos meus melhores amigos, quiça o mais verdadeiro de todos eles, mais do que isso, que a minha família também é ele. Apetecia-me agradecer-lhe também por ser tão carinhoso com o nosso bebé e pedir-lhe para tal como o fez o longo destes seis meses, nunca deixar de lhe dar um beijinho de manhã e outros tantos ao longo do dia. Apetecia-me dizer-lhe que ele é muito mais do que gente, que me diz muito mais do que muita gente, que me acarinha muito mais do que a maior parte das pessoas, que é dos poucos que sabe quando estou triste, que é dos poucos que está sempre pronto para me dar um carinho, que é muito bom encontrá-lo todas as manhãs com o mesmo sorriso, que sei tudo o que ele me diz e que não consigo imaginar a minha vida sem ele.

Hoje estava um cãozinho morto na berma da estrada.

1 Comments:

Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

O Nicolau é o meu cão

O Nicolau é o meu cão
Gosto muito da sua maneira peluda de viver

(este foi um poema que fiz ao meu cão... gostava de ter a pica toda que ele tem, ou que ele fosse mais "cool". Alguns cockers são assim, como o Lucky Luke: mais rápidos que a própria sombra)

6:18 AM  

Post a Comment

<< Home