Monday, July 12, 2004

Avante Camaradas...

A leitura dos comentários aqui colocados, sugere-me que de facto foi preciso lançar no meu blog a questão política para aqui ver opiniões daqueles que prezo e que portanto gosto de ver opinar. Não, meus amigos, não é preciso exaltar os ânimos, nem tão pouco estar aqui a exortar a esquerda e direita ou ir buscar a sua génese para tentar descobrir a pólvora, neste caso a solução para os problemas da nação lusa.

“Em casa em que não há pão todos ralham e nenhum tem razão”. Muito sinceramente este é o provérbio que me apraz citar a propósito desta questão do PSL, PS, PR e outras tantas ouras siglas que me abstenho de transcrever. A verdade, meus caros, é que aos meus olhos e aos olhos de tantos mais, o que ressalta é a total falta de bom senso da esquerda, da direita, do cento e do desnorte. A política deveria ser um sacerdócio, uma missão, uma dádiva daqueles “iluminados” em prol de uns tantos outros, mais ou menos iluminados, que teriam mandatado aqueles para lhes organizar a vidinha...Pois bem, os pseudo iluminados, são, como o LA ontem me disse, aqueles menos iluminados que por o serem foram a para a política....os outros, nós, mandatámos esses ao engano, agarrados a uns programas eleitorais populistas e bem ilustrados que, com o volver do tempo e a contenção económica, vemos em nada se assemelharem à realidade antes prometida. Mas não nos enganemos..o ferro, o portas, o durão, o portas II, o pedrocas (fica bem..é simpático..)), o sócrates (deve ir concorrer pela imagem...é um ponto positivo em termos de marketing...ao contrário de Vitorino...) são todos iguais e digo iguais mesmo!!!


No entanto, e o que me leva a escrever este segundo post sobre o mesmo tema, é esta velha tradição do português em dizer mal à partida, em tentar destruir, denegrir, desacreditar...mas porque não tentar? Lembro-me que quando era pequena andava como emblema da APU ao peito. Os meus pais e os amigos destes perguntavam-me porquê...porquê?...lembro-me de responder, porque não acreditar?...não tinha consciência política apenas tinha pena dos meninos que não tinham lápis como eu. Hoje, volvidos tantos anos, esses meninos provavelmente continuam a não ter lápis, e eu continuo, ainda que sem APU, a acreditar à mesma!

Dada a nossa estranha forma de ser do português, estou convicta que a oposição acabará por levar a agua ao seu moinho...convulsão social, greves atrás de greves, reeinvindicações atrás de reeinvindicações, golpes de teatro atrás de golpes de teatro, isto no almejado caminho de obrigar o presidente a dissolver a AR e convocar eleições.
Este é agora o objectivo da oposição. Numa palavra: Boicotar.
E acredito que o conseguirá e acredito que depois virá relembrar o que então foi dito aquando da decisão tomada pelo PR...debilidade de um PM não directamente escolhido pelo Povo...

De manifestação em manifestação, de crise em crise, de greve em greve até às eleições. Assim vai ser o nosso final de ano 2004. Ahhh...mas agora acalmem que vêem aí as merecidas férias. Oposição nas ruas marcada para Setembro, não antes por impossibilidade de agenda...2ª quinzena, lá para dia 20, ok?

5 Comments:

Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

Sónia.

Continuo a achar a tua positividade parecida dom a da directora da Notícia Magazine. Gosto de positividade.

Acredito que as coisas podem ser sempre melhor, mesmo que de um ponto de vista e não de outro, pois apenas a relatividade explica o espaço-tempo e, logicamente, tudo o que lhe é devido. Serão melhor, sem dúvida, quer custem mais ou menos. "On the long run" tudo acaba por ser positivo se o espírito não se apagar como o Sol de noite. Esta é a visão positiva do Professor Agostinho da Silva (pessoa que tanto gosto). Ele diz que numa escala de tempo ilimitada, algures entre o + infinito e o - infinito, tudo converte para uma linha ininterrupta, sem altos e baixos, um único ponto, ponto convergente, um ponto de fuga (que ao contrário do que se pensa não é um local para onde as coisas fogem mas o local onde as coisas se encontram)... paradoxos...

Mas, o que quero dizer, de uma forma mais ou menos tosca, é que, dentro das nossas escalas limitadas, as coisas parecem andar mais ou menos devagar, dependendo do "transporte" que usamos para o espaço que percorremos e o tempo que demoramos a percorrê-lo. Sim, o conceito de espaço-tempo surgiu com a necessidade de estudar o movimento. (ando a ler um livrinho sobre isso... compras da ultima feira do livro aqui no palácio de cristal... pavilhão Rosa Mota, Vrruuummm). Ia eu a dizer que, a relatividade das coisas numa escala menor é muito mais facil de medir e, o que a minha métrica mede assemelha-se a qualquer coisa como: nunca tantos direitos dos trabalhadores foram regredidos desde o 25 de Abril, curiosamente acontecendo a par de um aumento drástico do desemprego. Nunca assisti a uma vergonhosa cumplicidade de poderes como a de dois presidentes de partidos distintos, sendo um deles o senhor das "Modernices" (paradoxalmente ao seu "conservadorismo") como a presente. Basta enumerar estes coisa factores, tão importantes para mim agora que entrei no mercado de trabalho e vejo como nos podemos facilemnte tornar em homossexuais sem o sermos... levar onde não queremos...

Para rematar, o que quero dizer, já estando um pouco farto de falar de política, (e por isso convido-te mais uma vez a leres um poema que depois destas linha vou tentar transcrever no meu blog), a "esquerda" portuguesa não vai "atacar à toa" apenas porque lhe apetece, mas porque efectivamente urge que assim aconteça. Acredito nisso. Espero que tudo corra pelo melhor com este "novo" governo, mas não desncanso enquando o Paulo Portas e afins estiverem nos lugares onde muitas coisas se decidem.

Por falar nisso, quem vai a Vilar de Mouros ver o Bob Dylan???

2:49 AM  
Blogger Polly Jean said...

Hugo,
Como é obvio eu iria, se pudesse, a Vilar ver PJ Harvey.
Encerrando a politica, creio que o erro que cometes é afirmar que a esquerda, ou seja lá quem for, não vai agrdir ou vetar gratuitamente, pergunto-te então porque será que programa de governo ainda não foi apresentado e o PCP já afirmou que o irá vetar...? Há ou não há um espirito do contra que em nada nos favorece...a nós, o povinho! Ahhh e meu positivismo é muito relativo, sublinho que para mim a "corja", esquerda e direita, é toda igual...eu não acredito, vou acreditando..
A comparação com a Directora do noticias magazine, vou tomá.la como mera comparação...ou será que é um insulto? Estou a brincar, beijo!.

3:03 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

"vetar gratuitamente"

O programa não poderá divergir do actual, uma vez que, e é ponto assente pelos próprios, os votos foram em favor de uma proposta já existente há 2 anos, o que só vem reforçar a ideia de serem necessárias eleições antecipadas para se escolher as "novas intenções". Partindo deste princípio, mais uma vez não me parece que seja uma posição gratuita mas fruto de uma postura coerente, tal como deveria ter sido a de Paulo Portas e Durão Barroso que deixou o país em situação de crise (agora suposta retoma...).

Relativamente ao facto de seres parecida com a Isabel Stillwell, não é um insulto, mas uma coisa boa. Se fores como ela quando tiveres a idade dela serás uma quarentona cheia de charme (por inteligência).

Já leste o poema?.....

4:02 AM  
Blogger Polly Jean said...

A linha politica claramente tem de ser a mesma e até sei que o coerente é rejeitar o programa de governo como o fizeram aqundo da apresnetação do mesmo pelo Durão. A questão não é essa, porque não deixar apresentar e rejeitar depois, se esse for o caso? Por obediência a um principio de boa fé, porquê antecipar antes de tomar conhecimento???

Encarramos este assunto?

Já li o poema, mas ainda não consegui comentar. permaneces igual. Gritando em sordina numa voz rouca cheia de tudo para dar.
Ainda oiço o Agostinho...

4:42 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

Sim, encerramos o assunto porque pensamos de forma semelhante ;)

Agora sou eu quem pergunta: o facto de permanecer igual é negativo?? ahahhaahha!

Beijinhos

4:56 AM  

Post a Comment

<< Home