Monday, July 12, 2004

Ai Portugal Portugal...

Pois, não posso deixar de falar dos últimos desenvolvimentos da situação política nacional. Sempre achei que o Senhor Dr. Jorge Sampaio, mais alto magistrado da Nação, Ilustre Presidente da República, iria convocar eleições antecipadas. Não. A contrário de todas as expectativas, o Sr. Dr. Jorge Sampaio, mais alto magistrado da Nação, Ilustre Presidente da República depois de ouvido Conselho de Estado e demais individualidades consideradas pertinentes na tomada de uma decisão, decidiu convidar a maioria a formar governo e, consequentemente, aceitar o Dr. Santana Lopes como Primeiro Ministro.

Zangaram-se as comadres. Fiquei petrificada ante as declarações dos senhores deputados e /ou membros da Direcção do PS.
Pasme-se Drª Ana Gomes que tinha em consideração aquando da ”batalhas” por Timor Leste. Pasme-se a forma anti-democrática com que esta senhora comentou a decisão tomada pelo Senhor Dr. Jorge Sampaio, mais alto magistrado da Nação, Ilustre Presidente da República...arrependida de ter votado no Dr. Jorge Sampaio...porquê? Acharia a Drª Ana Gomes que num Estado de Direito Democrático, o Presidente da República é guiado por interesses partidários? Acharia a Drª Ana Gomes que o Dr. Jorge Sampaio é mais socialista do que Presidente? Acharia a Drª Ana Gomes que o Senhor Dr. Jorge Sampaio colocaria em risco a estabilidade para responder aos interesses do partido Rosa?...Creio que a Drª Ana Gomes, e esta opinião já não é de hoje, abandonou há muito a sua faceta dipomática...bem, deverá compreender-se que dada a decisão do Dr. Jorge Sampaio, a Drª Ana Gomes, viu negadas ou pelo menos adiadas as suas hipóteses de se tornar Ministra dos Negócios Estrangeiros...compreensível esta reacção emotiva, não?

E o Dr. Ferro Rodrigues.. Derrota pessoal e política? Amizade de longos anos com o Dr. Jorge Sampaio?
Mas andaremos todos confundidos? Que conceito de democracia, liberdade e divisão de poder é este do Partido da Rosa que acredita, ou postula, a amizade como factor de ponderação na tomada de decisões do Sr. Presidente da Republica?
Mas qual derrota Dr. Ferro Rodrigues? Por acaso houve algum sufrágio?
Outros notáveis houve, dentro do PS e demais partidos da oposição que emitiram outras pérolas democráticas....outros existiram a chamar à colação a referida amizade, outros houve a tentar confundir a população e a dar a entender que o Presidente teria cedido a pressões económicas...bem, Deus permita que o Sr. Dr. Jorge Sampaio tenha tido em consideração as consequências económicas...esquecem-se até que afinal de contas um dos principais problemas do nosso país é sem duvida de cariz económico? Ou será que o desemprego, os salários em atraso, a diminuição dos salários reais, a carência de hospitais e outros afins, não são problemas claramente do foro económico...não, secalhar não são, à luz das visão esquerdista, fica mal dizer...cai mal falar em economia, é preferível chamar-lhes problemas sociais....


Não sei se o Dr. Santana Lopes será uma solução para Portugal, não sei se a decisão do Dr. Jorge Sampaio foi a mais acertada, não sei se conseguiremos dar a volta, não sei se o PS conseguirá recuperar depressa desta “derrota”, não sei se o PS encontrará um líder capaz, não sei se gosto de não ter oposição determinada, hábil, firme, séria e que constitua de facto uma opção ao Governo, não sei se gosto de postura do PS, PCP e BE em jamais tentar acompanhar o Governo no sentido de, em cooperação, oferecer aos portugueses uma Assembleia da Republica coesa que, em união de forças e fazendo uso da multiplicidade de conhecimentos e sensibilidades, apresente a este País uma mudança, uma esperança, uma evolução.. Não sei se existe de facto, por parte dos portugueses um propósito sério em mudar e melhorar o país...não sei se há empenho ou motivação. Uma coisa estou certa, neste momento, apetece-me acreditar...depois, depois logo se verá.




Aqueles que tanto lamentaram a morte de Maria de Lurdes Pintassilgo, deveriam lembrar-se que esta não haveria de gostar com toda a certeza da forma insultuosa como se falou do Senhor Dr. Jorge Sampaio... mais alto magistrado da Nação, Ilustre Presidente da República...

Como nota final, é de sublinhar a ausência de quase todos...mesmo dos “amigos” à missa de 7º dia do Sr. Dr. Sousa Franco...parece que estavam lá dois..o terceiro, Dr. Ferro Rodrigues, nem entrou na Igreja...não fosse Deus cobrar-lhe entrada por não ser católico!

13 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Concordo inteiramente. Adiciono que não acredito particularmente que o PSL vá ser a solução, género D. Sebastião (qual deles precisaremos? O teenager imberbe e impulsivo ou o posterior justiceiro-assassino implacável?) mas só nos resta aguardar para ver.
Quanto ao resto, honestamente, o meu já intenso desprezo pela classe política (TODA!) cresce a olhos visto, chegando agora ao vómito alergo-visual.

Ver um badameco profundamente ignorante como o Louçã afirmando que iria boicotar todas as iniciativas do novo Governo, o Manuel Alegre a renegar uma alegada amizade de 40 anos com a pessoa-Presidente ou o PSL a ir a correr à SIC(sick?) TV reportar o seu à muito anunciado sucesso no Conselho Nacional, ao invés de aguardar pela confirmação da aceitação pelo Presidente, tudo me faz ficar doente e perceber que arribámos à praia do beco sem saída.

Já agora, a propósito Louçã, recordo-me de aquando da segunda vitória Cavaco, a TSF ter posto um imitador do Cavaco a ligar para diversas personalidades da oposição, convidando-as para ministro disto ou daquilo. O Louçã ACEITOU com inchadérrimo orgulho. Eu ouvi! Não me contaram. Pergunto-me se só eu é que me lembro...

Vi também um debate entre o J. César das Neves e o Miguel Portas, onde se percebeu que o MP era um completo estúpido e profundamente ignorante dos mais básicos conceitos económicos. E agora é este bando de facínoras-trotskistas-maoístas-totalitários-antidemocráticos, revestidos de um pacote de marketing muito bem elaborado, vendendo uma imagem de inovação que se assume como líder da oposição......

Para os esquerdistas (lembremos que direita e esquerda é apenas um clubismo, fundamentado em conceitos com 150 anos, dificilmente aplicáveis à nossa realidade) que lêm estas linhas, não desesperem. Vejam um dos primeiros actos do PSL na Câmara de Lx: alienação da frota automóvel PSD e aquisição de, entre outros um Audi A8 V8 4.2 quattro de 130,000 euros.... Querem maior terceiro-mundismo?

Agora que é Primeiro, já deve andar de olho num Maybach 62 (o 57 tem pouco espaço para as pernas, sabem...), uma pechincha, por apenas 500,000 euros....

E agora? O que fazemos? Ressuscitamos um outro conceito com 150 anos, chamado Anarquia?

LA

4:10 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

Querida Sónia. Não te conhecia interessada pelas lides políticas, embora fosse facil descobrir que assim é.
O que venho aqui dizer, para que não te esqueças, é que este Governo foi feito, que de outra forma não existiria, surgiu de uma mistura assaz interessante e incrivelmente intrigante, entre dois partidos que se amavam tal azeite e água, com lideres amigos e bons rapazes, dignos de pompa e circo-instancia. Não obstante, sabendo que sem a dita mix este governo não existiria, sendo os lideres amigos de facadas e mãos palradoras com minas e afins, cabe lembrar que perderam claramente as ultimas eleições, sim, essas mesmas, para o parlamento europeu, tento o pior resultado de sempre, embora minimizem agora dizendo que estas não são efectivamente demonstrativas de opinião de voto... Entre outras coisas, gostaria de lembrar que a demagogia só fica bem quando se faz pensar que votar a favor da DESPENALIZAÇÂO DO ABORTO é o mesmo que SER A FAVOR DO ABORTO. Sei que é complicado falar-te disto, sabendo que foste mamã à pouco tempo, mas sim, sou a favor da DESPENALIZAÇÂO do aborto por achar que esta é a unica solução para uma melhoria significativa das condições em que ele é praticado, em que ele é criado, gerado, etc. Só destapando o sol com a peneira é que se enxerga o chão lamassento e se pode secá-lo. Não sou a favor do aborto. Não sou a favor de um governo que limita os direitos dos trabalhadores, que ofi formado pela junção de dois partidos que falavam mal um do outro, que são demagogos relativamente a quesões como a que acabei de enunciar, quando estes perderam estrondosamente as ultimas eleições que manifestaram o descontentamento dos portugueses pelas politicas por eles praticadas, e quando foram feitas sondagens que demonstravam claramente que o povo portugues desejava eleições antecipadas. O presidente, sua excelencia bláblá blá, foi eleito pelo povo e ao povo deve servir.

Entrentanto envio-te beijinhos e vai ver o meu blog: http://rosmaninhoealecrim.blogspot.com/

4:10 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

Li o que escrevi, mas devo dizer que foi tão escrito à pressa que me esqueci de melhorar o conteúdo gramatical. Peço desculpa, mas para bom entendedor meia palavra basta. Plín!

4:15 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

"há pouco tempo".... puxa ... assim perco toda a minha capacidade retorica.... o melhor teria sido fazer copy paste do texto e tornar a reescreve-lo. mas a vida é feita de erros que não se podem apagar... ahahaha com o a politica e afins! errare humanum est (é assim, não é?)

4:19 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:36 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

Relativamente a este comentário:

"Vi também um debate entre o J. César das Neves e o Miguel Portas, onde se percebeu que o MP era um completo estúpido e profundamente ignorante dos mais básicos conceitos económicos. E agora é este bando de facínoras-trotskistas-maoístas-totalitários-antidemocráticos, revestidos de um pacote de marketing muito bem elaborado, vendendo uma imagem de inovação que se assume como líder da oposição......"

Devo dizer que ele é um dos melhores economistas do nosso país, e não é por ser de esquerda que deveria deixar de ser comunista e aceitar um cargo que tão bem poderia representar, mesmo num governo com um primeiro ministro tão... inclassificavel como o Cavaco.

E ainda:

"Para os esquerdistas (lembremos que direita e esquerda é apenas um clubismo, fundamentado em conceitos com 150 anos, dificilmente aplicáveis à nossa realidade) que lêm estas linhas, não desesperem. Vejam um dos primeiros actos do PSL na Câmara de Lx: alienação da frota automóvel PSD e aquisição de, entre outros um Audi A8 V8 4.2 quattro de 130,000 euros.... Querem maior terceiro-mundismo?"

Venho apenas lembrar que direita e esquerda são termos que vêm da origem da politica, sim, a grécia (que tão desgraçadamente nos roubou o campeonato). Diziam os filosofos que quem se sentava à direita era conservador e aceitava a lei vigente como sendo a melhor, e a ordem das coisas deveria assim ficar. Aos da esquerda ficava reservado o direito ao inconformismo e à tentativa de mudar a ordem estabelecida. Sempre me senti mais no lado destes ultimos, e por isso considero-me de esqueda. Não sou cego e acho que as tripas à moda do porto assim devem permanecer (embora me incline para um vegetarianismo crescente...), tal como outras coisas que devem ser preservadas, mas definitivamente o estado social, cultural etc em que o nosso e outros países vivem, levam-me sempre para a esquerda e, numa clara e básica analogia: remar contra a maré, do outro lado da estrada, mesmo que desastres possam ocorrer...

4:37 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

o meu primeiro comentário era a este excerto e não ao que passei... só meto água... ahahahah!!!

"Ver um badameco profundamente ignorante como o Louçã afirmando que iria boicotar todas as iniciativas do novo Governo, o Manuel Alegre a renegar uma alegada amizade de 40 anos com a pessoa-Presidente ou o PSL a ir a correr à SIC(sick?) TV reportar o seu à muito anunciado sucesso no Conselho Nacional, ao invés de aguardar pela confirmação da aceitação pelo Presidente, tudo me faz ficar doente e perceber que arribámos à praia do beco sem saída.


um badameco profundamente ignorante... é de arrepiar... ler o meu comentário-zinho-zito...

4:43 AM  
Blogger Polly Jean said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:58 AM  
Blogger Polly Jean said...

Se há algo que não é estéril pelos vistos é a politica! Comentários acutilantes de gente que prima pela fluencia verbal/ escrita bem como pela riqueza cultural. Não deixam de ser curiosas, contudo, as tendências politicas que, salvo melhor opinião, acabam por, e falo também por mim, nublar um pouco a racionalidade dos argumentos.

4:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Os termos "direita" e "esquerda" têm a sua origem no Parlamento Britânico do séc XVIII, com as suas "left wing" e "right wing", não nos regimes gregos.

De qualquer maneira, são conceitos mofados.

Pessoalmente, penso que o conceito de ideologia política (esquerda/direita, liberais/humanistas, conservadores/revolucionários, etc.) é apenas o de uma carapaça de marketing para o povo ignorante comer.

Penso que os países deveriam ser governados por uma equipa de gestores profissionais, especializados nas suas áreas técnicas, com base num modelo de gestão que tivesse a seguinte estrutura:

Missão: maximizar o bem estar e felicidade dos cidadãos;

Visão: um país de cidadãos economicamente desafogados, de tão boa saúde quanto o estado da arte permita, participativos na sociedade e tão instruídos quanto quisessem e fosse necessário para servir a comunidade.

Naturalmente, a equipa seria escolhida por votação directa, e todos os cidadãos possuiriam a informação necessária para a tomada de decisões e teriam interesse nisso.

As estratégias possíveis para obter esta visão são muitas, mas não passam de certeza pelo espartilho castrante do modelo direita/esquerda que só interessa às duas oligarquias que o dominam.

LA

5:40 AM  
Blogger SK said...

Bem, vamos lá dissecar a temática:

Em primeiro lugar, e talvez isto surpreenda alguns daqueles que me conhecem, sou que caso as personagens a indigitar para a governação fossem outras, sobretudo não Santana Lopes ( por alguma razão é que Cavaco Silva nunca lhe deu um ministério), julgo que a melhor solução fosse mesmo a continuidade, essencialmente pelos custos económicos de uma estagnação do país. Se o novo Governo fosse constituído por alguém mais digno do cargo, e se rodeasse de pessoas capazes, como por exemplo Laborinho Lúcio ou Angelo Correia e quejandos, penso que a solução pela continuidade da legislatura teria sido a correcta.
Assim, com o playboy capa de revistas como Caras e Lux, conhecido por ter estoirado a Figueira da Foz deixando-a individada até ao ano 2050 ( á semelhança de outro aneurisma cerebral chamado Alberto João Jardim), parece-me um castigo injusto para o país que sofreu o que sofreu para cumprir um pacto de estabilidade idiota( que a França e Alemanha simplesmente não cumpriram), e ainda assim não viu a consolidação orçamental ocorrer como previsto.
Santana Lopes é um homem com capacidade para eleições, e a segunda metade da legislatura será precisamente o caminho para o segundo mandato deste partido, à custa do estoiro do que mal e porcamente se terá amealhado. A imbecilidade que é o projecto do túnel do Marquês mostra bem o calibre do rapaz.
Sinceramente, talvez até seja preferível deixar este pandemónio, e esperar que António Vitorino pegue nisto e dê a coça necessária a Santana daqui a dois anos. Aí a alternativa de Governo será mais credível e alicerçada em qualidade do que seria agora, com Ferro Rodrigues. É um homem tecnicamente capaz, mas sem estaleca para estas andanças. Espero voltar a vê-lo como Ministro.
A decisão de Sampaio acaba por ser algo inesperada, mas dentro de uma lógica que sempre mostrou nos seus mandatos. As legislaturas devem ir até ao fim, e ele levou esse princípio á prática. Embora perigosa, é uma decisão legítima e dentro do escopo dos seus poderes constitucionais.
O que vai acontecer agora é uma vigília ainda maior sobre a actuação do Governo, e nessa óptica, vamos lá ver como é que Santana vai descalçar a bota.

Quanto á reacção da esquerda, eu pergunto-me o que teriam feito os direitistas se a coisa fosse invertida. Ou querem fazer-me crer que se Sampaio tivesse optado por eleições, que aquelas expressões de deferência pela decisão presidencial se manteriam? Pois, claro que não...
A verdade é que a esquerda reagiu mal, como seria de esperar, e é verdade que algumas coisas poderiam ser evitadas. Não concordo com a mistura entre relações pessoais e alinhamentos políticos. A racionalidade da decisão assentava numa alternativa que fosse menos gravosa, e na legitimidade democrática, não em concordâncias partidáras. Aí estou de acordo.
Mas uma coisa é certa, a decisão de Ferro Rodrigues é correcta. Esta derrota na alteração da tendência governativa tem responsabilidade políticas, e como tal, por não ter logrado o objectivo demite-se. Como qualquer líder que assaca responsabilidades políticas em alturas cruciais... excepto o Portas, claro...mas alienígenas não contam, bem sei...

Outra coisa que não é escamoteável é a responsabilidade política que a direita afirma não ter. Depois de levar uma sarabanda em eleições, e de ter um primeiro ministro que dá á sola porque lhe é mais conveniente ( e tenham lá paciência e não me digam que como P. da Comissão Europeia ele será mais fundamental ao país do que era como PM nesta fase da legislatura - recordem que o PM do Luxemburgo recusou o mesmíssimo cargo), ninguém assaca responsabilidades políticas nenhumas ao nível da maioria governativa. Os sinais do eleitorado passaram ao lado da arrogância típica de direita porque como qualquer bom elitista, julgam que a malta que vota não sabe o que faz. E este governo, independentemente de eu achar que a solução encontrada foi talvez a possível face à encruzilhada situacional do país, está ferido de ilegitimidade, porque não foi nestes governantes que o país votou. E há muito eleitorado de centro-direita que me diz que não votou neste gajo e que nem sabe o que ele vai para lá fazer.
Mas é a lógica lapa ao poder, da qual Portas é um exemplo claro. Depois de ter o nome badalado mais de mil vezes no caso Moderna, acha-se ainda e sempre legitimado e acima de suspeita. Duarte Lima e António Vitorino, em casos bem menos graves, demitiram-se. Portas ficou porque como qualquer boa lapa, só á facada é que se descola da rocha de poder. Triste.


Sinceramente, penso que qualquer das decisões teria custos, e que esperemos ser esta a melhor, tendo em conta a necessidade de concluir ciclos económicos. Uma paragem de meio ano poderia ser uma facada no coração do país.
Mas a verdade é que a falta de legitimidade democrática vai espicaçar muito a vida política nos anos que se seguem, e concensos importantes que poderiam ser conquistados poderão estar fora de cogitação, como disse a Sónia. E a responsabilidade política dessa situação cabe inteiramente à maioria e especialmente ao líder demissionário. Apesar de eu achar que até será bom para Portugal ter um presidente da comissão Europeia português, por muito fantoche que ele se apreste a ser, segundo todos os analistas políticos.


Para terminar, vejo indignação perante as reacções à esquerda, mas ninguém comenta as boçalidades de João Jardim, que bem ao seu estilo monarca de trazer por casa, comentou desta forma a situação:

"Não quero saber da reacção do PS para nada!"
"No fundo lamento, porque ele era tão fraco que era precisamente o adversário que calhava ao PSD!"
"Cumprimento o P:R: pelo seu patrotismo!!!"

As boçalidades de um palhaço que por uma benesse partidária, foi o único que não viu a bolsa fechar cordões, que constrói túneis de dez metros com o meu dinheiro e detracta o território Continental a torto e a direito, pedindo independencia, mas sempre convicto de que os EUROS lá vão cair.
Não vejo qual a diferença entre este sapo gordo e asqueroso, e as tendência totalizantes de Bloco de Esquerda e quejandos. É que ao menos estes agem como contra poder e reguladores, ao passo que Jardim é rei d única monarquia existente dentro de um sistema republicano e constitucionalista. Caso único no mundo!


Vamos ver o que faz Santana.
Mas tenho muito medo, e acho que mais pessoas deveriam ter. O populismo assusta-me sempre.

Abraços e Beijos

SK

6:22 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

Gostei do teu comentário SK, apesar de se insistir muito no sempre querido insulto. Aquela malta faz tanta asneira que quase lhes chamamos filhos de senhoras de má vida.
Todos os pontos me pareceram pertinentes, até o facto de ficar no ar a forma "sinistra" como Vitorino foi posto para canto na sua candidatura à presidencia europeira... os lobbies de esquerda são iguais aos de direita. E todos têm um cú por onde sai a dita cuja m...

Relativamente à coisa da esquerda e da direita, mantenho o que disse: Grecia...

Santana foi o presidente que mais metro quadrado gastou em papel para espalhar as suas bem feitorias. As empresas deste ramo estão felizes. Espero que não me falte papel para desenhar, e não existam fogos no Pinhal de Leiria por falta de Àrvores mas por limpeza. Sempre que ia a Lisboa ficava fulo com os outdoors.

Hoje escutei o Santana (salvo seja, porque o guitarrista é 1000 vezes melhor), a dizer que gostaria de ver ministérios fora de Lisboa! Caso único em Portugal, e curiosamente agora, depois de ter saído da Figueira da Foz rumo ao centro, descentraliza. O homem promete ser um astro que flameja, não só nos casinos como nas grandes decisões.

Direita e esquerda, centro alto, baixo ou médio. Todos os sítios são bons para se encaixar uma ideologia. Nisso concordo. Gosto de pessoas que usam desodorizante, isso sim.

O texto da Sonia lembrou-me os textos da Isabel Stilwell (acho que é assim que se escreve... a directora da Notícias Magazine), sempre pautados por um positivismo bonito, embora por vezes... inocente. Inocente ou não, espero que tenhas razão. Custa sempre tanto estarmos enganados, mas neste caso preferia mesmo.

Beijinhos na bochecha esquerda e direita!

8:28 AM  
Blogger Hugo Santos - Portfólio said...

Estou a ser um pouco ditador... com muita coisa escrita. Esta é a tentativa de ser a ultima: vai ver o desenho que tenho no blog... foi da tal exposição... Munções para um diálogo III (vem mesmo a calhar...)

http://rosmaninhoealecrim.blogspot.com/

8:38 AM  

Post a Comment

<< Home