Friday, July 02, 2004

Day one

Acordo com um gritinho de alegria vindo do berço ao meu lado. Por segundos e desde há seis meses para cá o meu cérebro tem de fazer uma reflexão antes de iniciar a programação normal do dia. Sim, está aqui uma pessoa pequenina que de repente se instalou nesta casa e nesta vida e mudou tudo o que nesta vida existia. Mais que isso, preencheu um espaço (enorme!) que antes, pelos vistos, estava vazio mas cuja vacuidade não era perceptível. Nesses instantes de reflexão pré actividade matinal, sou forçada a transportar-me para o passado e rever o quanto tudo era diferente. Embora crente que estava cansada e que o tempo fugia, o facto é que nesse passado recente existia tempo para tudo. Mais um gritinho. E o tempo agora, agora de facto, passa e foge numa velocidade impressionante. Já houve um momento em que me deprimi pelo facto de deixar de saber de mim, de este tal gritinho me roubar tudo, até o tempo para um carinho àqueles que amo (além dele, leia-se) e, sobretudo, um tempo para me escutar um pouco a mim própria.

Tenho de agir depressa e deixar-me de reflexões estéreis sobre o passado.

Há tempo que ando para “inaugurar” este blog. Dantes tinha maior disponibilidade e mesmo mais inspiração ( e jeitinho!) para a escrita. No entanto, só agora quis ter um blog. Creio que, pelo menos para mim, funciona como uma espécie de catarse. Aqui poderei, por palavras ou imagens, deixar reflectida uma qualquer opinião, sentimento ou simples olhar sobre o facto do dia que me mais me marcou. Aqui poderei “estar” com os amigos com quem não posso estar de facto. Aqui poderei expor e expor-me.
Mundo estranho este dos blogs....há muito que questionei o porquê desta estranha forma das pessoas comunicarem entre si e, mais que isso, estarem a falar consigo mesmas. Acho que é ponto assente que esta é uma forma subtil de recorrer a uma terapia. Esta é uma nova terapia. Porque há coisas das quais não falamos com ninguém, porque há coisas que temos para dizer e não fazem sentido ser ditas senão por esta forma. Imaginem ligar a alguém a dizer uma poesia de Fernando Pessoa...ridículo, não? Mas aqui faz sentido, porque há dias em que podemos acordar e pensar numa poesia de Fernando Pessoa, porque há dias em que podemos imaginar uma paisagem da Patagónia ou um quadro da Paula Rego e não é por telefone, nem à mesa do jantar que vamos dissecar sobre esse assunto.


Nesta sessão inaugural do blog, é forçoso sentir que existem demasiadas coisas para dizer e ser impossível dize-las todas. Porque isto de escrever não é tão célere como falar e porque a nossa cabecinha se atropela numa sucessão de pensamentos impossíveis de transcrever ao mesmo ritmo.


O meu Francisco, dono do citado gritinho, está na escolinha. Não vou mentir, é bom ter estes intervalos. Não vou mentir, é difícil deixá-lo todas as manhãs. Mas o facto, que também não é mentira é que soube bem voltar ao trabalho e a estes instantes roubados para mim.


Logo á noite, coloco este meu post, é assim que se diz não é?
Logo á noite quando tudo tiver calmo e a o silêncio invadir a casa. Quiça, terei vontade de inundar este blog de fotografias do meu bebé, dos meus amigos, do meu cão, de textos de poesia, de textos de prosa, de ânsias, de saudades, de medos, de alegrias, de cores, de noticias, de opiniões, de simples dissertações..haverá tempo para tudo, não é meus caros bloguistas (também é assim que se diz, não é?)?
Devo encerrar este post com uma coisa bonita e por isso mesmo aqui vai uma fotografia de uma das coisas mais bonitas que me aconteceu na vida. Chama-se Kafka. Temos uma relação que aos olhos de muitos será incompreensível. Afinal é apenas uma cão. Pois....este cão é a minha sombra, a sombra de todos cá em casa. Sempre atrás, sempre no meio do caminho, sempre pronto a beijar, sempre pronto a dar um carinho, sempre pronto para brincar, sempre exagerado em tudo o que faz, sempre cheio de alegria de viver, sempre aqui...não tem mudanças de humor, nem acorda mal disposto. Não se irrita, não critica, não se revolta, não inveja, não tira, não mente, não se zanga. A casa sem o Kafka é uma imensa casa vazia. Nos olhos do meu Kafka, encontro a mais profunda sinceridade do mundo e, até hoje, apenas nos olhos do meu filho e do meu cão fui capaz, de alguma forma, de acreditar que Deus existe.


Obrigada a ti, tu sabes quem, por teres dado origem a este blog e já agora obrigada por teres dado origem a tudo isto que é hoje a minha vida.



Agora umas coisinhas mais prosaicas, ou nem tanto:


- Fogo consome Tavira (parece que já extinto): Não deixo de questionar a passividade anual relativamente a este flagelo dos fogos. Não vejo campanhas suficientes, não vejo limpeza de matas, não vejo propaganda cívica, não vejo VONTADE de colocar um fim a este problema.


Primeiro Ministro Presidente da Comissão Europeia: Portugueses mostraram nas ultimas eleições qual o seu interesse pelas instituições europeias. Tal como no caso anterior, ainda não vi qualquer tipo de “campanha” que elucide de facto qual o peso e função da CE. Tenho pena. Mais pena tenho que aquando dos debates entre os cabeças de lista às ditas eleições o tema fulcral tenha sido o déficit, ou antes o “pai do déficit” ao invés da discussão dos problemas europeus.
Durão Barroso, perdoem-me José Manual Barroso, colocou o seu interesse acima do interesse nacional. Não gostei, mas também convenhamos que este é o comportamento típico de todos. Porque , meu senhores, gostaria de saber qual é o político que não o faria..quiça Sócrates ou Fédon?

Eleições antecipadas: Confio, ainda, no bom senso do Senhor Presidente, Dr. Jorge Sampaio. Imparcialmente deveríamos todos fazer uma reflexão sobre as consequências das referidas eleições antecipadas. Obviamente que do outro lado da balança surge o Santana Lopes...bem e do outro lado ainda ( que esta balança tem design de Phillip Stark) surge Ferro Rodrigues....pois.... e a Constituição que dirá? e o Dr. Vitor constâncio do Banco e Portugal que terá dito?.....Vamos ser mais sensatos que apaixonados, ok?

Internacional: Negativo : Al-Qaeda avisa Europa do fim da trégua......

Positivo: “O telescópio espacial Hubble pode ter descoberto cem novos planetas, na órbita de estrelas da nossa galáxia. A descoberta é o resultado da observação de cerca de mil estrelas da Via Láctea”.


Futebol: não podia deixar de ser.
Gosto do orgulho das bandeiras, gosto dos gritos e das comoções. Gosto de ver o Figo “sambar”, gosto de achar que também ganhei, gosto de perceber que no meio de um país sem rei estamos todos felizes a invadir as praças e a gritar vitória. È tipicamente português sermos assim...ainda me falam em Fado????

Marlon Brando: Morreu um dos homens mais belos do cinema. Há lodo no cais, um filme a não perder. Para rever, para o homenagear.


Novo disco de pj harvey..hum hum her...para ouvir. Das poucas que não desilude disco após disco e com franqueza, gosto daquele ar despojadamente rebelde quase roçando os limites da vulgaridade.

Shrek!!! Voltou!!!
Nemo: DVD para comprar.

Um bom fim de semana a todos, mesmo que muito poucos, que me resolverem vir visitar.


(...) Pois de tudo fica um pouco.
Fica um pouco de teu queixo
no queixo de tua filha.
De teu áspero silêncio
um pouco ficou, um pouco
nos muros zangados,
nas folhas, mudas, que sobem.

Ficou um pouco de tudo
no pires de porcelana,
dragão partido, flor branca,
ficou um pouco
de ruga na vossa testa,
retrato.

(...) E de tudo fica um pouco.
Oh abre os vidros de loção
e abafa
o insuportável mau cheiro da memória.

"Resíduo"

Carlos Drummond de Andrade

Dedicado a Sophia de Mello Breyner, também falecida hoje.



Por ignorância técnica ainda não foi possivel anexar a foto do meu cão. Fica para outro dia. Essa e outras.



1 Comments:

Blogger SK said...

Bem vida a estas lides!
Só é pena que este sistema de comentários seja tão restrictivo.
Ainda assim o bichinho da expressão não é controlável, e mais cedo ou mais tarde, explode.
E ainda bem!
Declaro-me leitor assíduo!!!

BEijos!

SK

2:37 AM  

Post a Comment

<< Home