Friday, May 12, 2006

DARFUR


















Somos uns merdas.
Comezinhos, preocupados diariamente com o nosso umbigo. Imbuídos em crises amorosas, em deambular por centros comerciais em busca do ultimo modelo da Lancel, a criticar a barriga obscena do vizinho do lado, o gajo que cospe para o chão, o penteado out of fashion da gaja do 1º Dto.
Criticamos o Governo que temos, as medidas tão impopulares como precipitadas, como o fecho das maternidades, o aumento da carga fiscal, a construção da aberração OTA, a vergonha do Caso Casa Pia, as demoras/ incoerências e injustiças nos casos de Entre os Rios, Fátima Felgueiras, etc, etc.
Somos uns merdas.
Não que os assuntos em causa não mereçam o nosso olhar atento. Não que a critica ao vestido da vizinha e a busca de um pouco de futilidade não mereça a perda do nosso precioso tempo. Não nada disso.
Também me revolta que uma mulher tenha de ir ter um filho a Espanha porque neste país de interesses, corrupções e verdades torpes, a politica serve apenas interesses particulares ao invés de, como é sua missão, servir o povo.

Também eu me embrenho nas minhas futilidades, nos meus vestidos, nos meus vícios.

Também eu tenho as minhas idiossincrasias , os meus vazios de alma, as minhas lágrimas de crocodilo, os meus alheamentos.

Mas porra, está gente a morrer. Aos milhares, num canto chamado de Darfur.
À gente que não sabe o que é um copo de leite, um cobertor, um medicamento, um simples consolo.
Há mães no corredor da morte, com plena consciência que nesse corredor da morte padecerão não apenas elas, mas os filhos que carregam no ventre, no colo, no coração.
há retratos de morte anunciada. Sem lugar à esperança.
Com doença, com epidemias, com choro, com fome, com tudo o que pode existir no nada.
Há pais, e mães, e filhos, e irmãos, que clamam por um olhar. De nós. Todos nós.
Pedem pouco de nós. Muito pouco, para quem, como todos nós, tem tanto.
O olhar já sem espaço para as lágrimas, o sorriso morto pela fome, o gesto apagado pelo desespero, têm a cor de África, têm o cheiro dos detritos onde vivem, têm a fraqueza da imensidão daquele continente.
Vamos fingindo, vamos esquecendo.
Estão tão longe.
Estão tão longe de tudo o que alguma vez sentiremos.
Somos todos uns merdas.
E por cada palavra que escrevo, ao meu lado sente-se um inextinguível grito de dor.

Ecoado.
De uma mãe que, naquele corredor feito de pó e calor, se deixa adormecer.
Somos uns merdas.
Há crianças de olhos de um castanho único, de pele negra, enrugada pelo sol, enrugada pela magreza.

Está tão longe...
Há crianças... com tudo o que pode existir no nada.
Somos....



A visitar: http://www.darfurgenocide.org/

13 Comments:

Blogger SK said...

Não há petróleo, portanto o genocídio varre-se para debaixo do tapete. Assim como foi com o Rwanda...
Como dizia um autor cujo nome vergonhosamente não me recordo, se bem que acho que era o Alexandre Dumas, somos todos cumplices do resultado final, pelo facto de nada fazermos para impedir o mal que acontece.
Enfim, uma tristeza, uma vergonha.

Beijos.

6:16 AM  
Blogger Zé Miguel Gomes said...

Sim, somos uns merdas...

9:39 AM  
Blogger isabel mendes ferreira said...

subscrevo.te. integralmente...com os olhos de ver...que vejo desde hà muito.



beijo.

9:50 AM  
Blogger oldmirror said...

Retribuindo: Não somos uns merdas, não todos, ou melhor, eu sou um merdas mas não um merdas desses.
Não basta escrever, é preciso fazer. Já fizeste? Já fizeram?
Um abraço de "fumo" como "sinal" de volto já.

11:13 AM  
Blogger inBluesY said...

sou em parte uma merda, não desses, talvez 10% de mim parte desse ok, mas n faço parte desse consumismo, nem da critica fácil, mas ainda não arranjei a parte em mim que um dia irá dar a mão, excelente critica contudo :) e em acrscento ao comentário oportuno de oldmirror:faço, tento fazer qualquer coisa, mas ainda não fiz o quero um dia dar a mão ao voluntariado.

Sou apenas um bocado ...

12:36 PM  
Blogger oldmirror said...

u've got answers in the "dark room"

12:39 PM  
Blogger Sea said...

No comments.

3:23 PM  
Blogger Tunana said...

post forte!!!!

isso é a realidade da vida!!
mas tal como o oldmirror...
e actos???
palavras leva-as o vento!!!!

sei q és fã dos U2
sei q me disseste q tens o video do discurso de Bono em Chicago contra a pobreza

só nao sei se tás dentro do assunto da www.pobrezazero.org

caso não, vai ao site e informa-te do evento a realizar a nivel MUNDIAL (portugal é em lisboa, no porto e açores) no proximo dia 21 de maio.

AGIR :o)

ha quase um ano que trago uma pulseira no pulso q NUNCA tiro, com o slogan www.pobrezazero.org que comprei pra ajudar a instituição...

qdo me visto mais formal e/ou selecta, este bocado de tecido branco com as letras do site nao condiz nada, fica mal, e chama a atenção!!!

A IDEIA É ESSA :)))
CHAMAR A ATENÇAO...
por mim ridiculo q isto possa parecer aos olhos da moda, pelo menos faz com que as pessoas me perguntem:
- o que é isso??
ao q eu respondo e divulgo o site em que há muitos eventos em que QUALQUER UM DE NÓS pode ajudar...

Só ainda nao fui para Moçambique, em regime de voluntariado, pq tenho 2 filhos pequeninos...
Mas se esta situaçao se mantiver, daqui por uns anos (esperemos que não), irei...

Polly, desculpa o grande post q deixei, mas tinha q escrever tudo isto (embora muito ficasse por dizer), pois o assunto diz-me mesmo muito...

um beijo grande para ti...

**TuNaNa**

1:23 PM  
Blogger lince said...

Não é o mundo que é uma merda, como alguns dizem, mas sim a humanidade.
O Homem é de facto cada vez mais uma merda sem nunca ter deixado de o ser.
Grande post.

“ Preciso de ajuda. Passa no meu blog. Obrigado. “

2:52 AM  
Blogger Belzebu said...

E por mais que tu ,eu ou outro qualquer façamos continuaremos a ser uns merdas! Eu estive 7 meses em Timor na pior fase do território e vim de lá com a sensação que tinha feito muito pouco. Porque o que fiz foi ...nada, comparado com o que ficou por fazer! E não pretendo tão pouco comparar com o drama de Darfur! Nós simples gente anónima somos uns merdas mas ajuda-me por favor a arranjar um nome para os responsáveis por este e outros dramas?

Saudações!

6:09 AM  
Blogger geno said...

nem mais.
andamos todos anestesiados com as nossas vidinhas que nem nos preocupamos com o que vai mal no mundo dos homens.

dá vontade de chorar.

4:40 PM  
Blogger Bitchoman said...

E realmente é tudo tão relativo...

3:18 AM  
Blogger Elisheba said...

"o que é que eu posso fazer para os ajudar, esses milhares?"

Quem pode não quer, quem quer não pode. Assim vivemos nesta roda de hipocrisia onde se gastam milhões para fazer contruções, betão...
Pessoas... são fundo perdido!

"O amor ao dinheiro é a raíz de toda a espécie de mal"

9:47 AM  

Post a Comment

<< Home