Friday, January 18, 2008

Durante anos, fui fervorosa admiradora e compulsiva compradora de musica popular brasileira, designada por mpb.
De Elis a Vinicius, passando por Chico Buarque e Caetano Veloso, todos me impressionavam pela genial forma de colocar em palavras musicadas os sentimentos mais dispares, mormente, por tão bem saberem cantar o amor, a saudade, o sexo, a revolução, a alegria, a cor e a dor.
Chico Buarque, aquele que segundo os demais, melhor sabe cantar os sentimentos femininos, sempre esteve no meu canto especial. A doçura da voz, o verde do olhar, a clareza das palavras. A ópera do malandro, uma obra de arte.
Anos depois desprezei a musica brasileira. Quiçá por conhecer o Brasil, quiçá por ter deixado de padecer de amor, quiçá pela proliferação de musicas fáceis, de letra pimba e vozes apáticas que nos inundam as rádios e nos fazem esquecer essas vozes admiráveis dos poetas da mpb.
Hoje apeteceu-me ouvir musica brasileira.
Da boa.na boa.
Como se o rio de Janeiro fosse apenas um local maravilhoso, feito de chope e menina sambando. Como se não existissem favelas, e mortes, e tráfego e meninos de rua. Como se o Brasil, fosse apenas um calçadão, cocos, mar, paladares, sotaque, poetas e um Cristo redentor.


"Quando você me deixou, meu bem
Me disse pra ser feliz e passar bem
Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci
Mas depois, como era de costume, obedeci
Quando você me quiser rever
Já vai me encontrar refeita, pode crer
Olhos nos olhos
Quero ver o que você faz
Ao sentir que sem você eu passo bem demais
E que venho até remoçando
Me pego cantando, sem mais, nem por quê
Tantas águas rolaram
Quantos homens me amaram
Bem mais e melhor que você
Quando talvez precisar de mim
Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim
Olhos nos olhos
Quero ver o que você diz
Quero ver como suporta me ver tão feliz"

olhos nos olhos, Chico Buarque

10 Comments:

Blogger F. said...

O problema da MPB são os descendentes. Então e o João e a Astrud Gilberto?

8:02 AM  
Blogger A said...

Ahhhhh também gosto....

no meu canto especial vive o tom Jobim...

8:21 AM  
Blogger Jaime said...

Apesar de todos os defeitos, ou se calhar por causa disso mesmo, a MPB foi sempre uma lufada de ar fresco na música e na vida... e, quanto aos olhos nos olhos, tinha que ser um homem a escrever a melhor canção de vingança que uma mulher pode cantar ;)... confesso que sempre foram as palavras que mais temi ouvir sobre mim.

Beijos

5:26 PM  
Blogger Miguel said...

Nunca fui grande apreciador da musica brasileira, talvez por cedo ter percebido a invasäo de que iriamos sofrer de "musicos" brasileiros, e isso levou-me a deixar de lado qq motivacäo para ouvir grandes mestres .....
Mas acho que me despertaste o apetite....


ue.

8:14 AM  
Blogger eMe-a-eMe said...

sim, parece que andamos numa mesma fase : )
há alturas em que me rendo aos poemas, às vozes...

9:13 AM  
Blogger RC said...

Buarque: o mestre.

Xi.

7:12 AM  
Blogger Zé Miguel Gomes said...

Conheço pouco... Mas adoro o Aquarelo do Toquinho :)

Fica bem,
Miguel

2:28 AM  
Blogger Rui said...

É coisa que teima em não me entrar. Mas eu vou insistindo.

9:15 AM  
Blogger Patti said...

Música brasileira...sempre!!!!!

Já conhece Mauricio Manieri em Primavera?

E Armandinho em "Desenho de Deus"?

Ouça e escute.....lindo!!!!

:):):)

11:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

E Ive Mendes? Em: Salto, Castiçais e Não Vou Fugir

:):):)

P.S. Gostava de saber o que achou.

9:01 AM  

Post a Comment

<< Home